sábado, 1 de maio de 2010

Literatura Infantil: começando cedo!


Um retrato da literatura infantil

A literatura é a mais importante das artes, pois sua matéria é a palavra (o pensamento, as ideias, a imaginação), exatamente aquilo que distingue ou define a especificidade do ser humano. Além disso, sua eficácia como instrumento de formaçao do ser está diretamente ligada a uma das atividades básicas do indivíduo em sociedade: a leitura.
Nelly Novaes Coelho

Literatura é uma linguagem que expressa experiencias humanas. A história nos mostra que cada época entendeu e produziu uma literatura singular, revelando a compreensão de cada momento e os costumes e as tradições da sociedade que a construiu. A produçao literária deve ser respeitada e tratada como parte integrante dos valores que cada época destinou às crianças. Ao longo dos séculos, cada vez que uma história é contada novamente, novos elementos culturais e sociais são acrescentados.

Fábulas, parábolas, contos folclóricos, contos de fadas e contos maravilhosos ilustram um percurso de quase 25 séculos de história (séc. V a.C ao séc. XIX d.C). Um percurso que acompanhou mudanças no modo de ver o mundo e de viver de toda a humanidade.

Com o conceito de "adultos em miniatura", os primeiros textos infantis eram adaptações de textos adultos. Funcionando como controle social, atraíam também o leitor infantil e o convidava a vivenciar situações reais no campo do imaginário. Os contos de fadas e os contos populares recontados ao longo de muitos anos são um exemplo disso, onde histórias fantásticas e de um mundo maravilhoso eram feitas para qualquer público.

É bem recente o reconhecimento da literatura infantil como um importante instrumento na formação de crianças, ampliando sua consciência de mundo. Deixando de ser vista como um brinquedo ou apenas um meio para entreter a criança, a literatura contemporânea ganha visibilidade e estabelece uma relação do leitor com o livro: estimula a criatividade, permite a descoberta de novos valores e contribui para as transformaçoes sociais.

Identificando valores nas histórias infantis
1. O QUE SAO VALORES?
Segundo o dicionário Aurélio, valores sao normas, princípios ou padroes sociais aceitos por indivíduos, classe ou sociedade. Alguns valores sao culturais ou temporais, outros podem ser considerados como universais por serem encontrados nas mais diversas sociedades de todo o mundo. Os valores influenciam nosso modo de pensar, norteiam nossas decisoes e permitem a escolha de caminhos positivos desde a infância até a vida adulta. Eles sao a base para a formaçao de um sujeito consciente e crítico. Nao há uma técnica específica para trabalhar valores. A contribuiçao como pais e educadores é o de colocarmos as crianças em contato constante com os valores que cremos como importantes para sua formaçao.

2. OS VALORES E AS HISTÓRIAS INFANTIS
A humanidade e a literatura sofreram transformaçoes ao longo do tempo e, ao compararmos a literatura do século XVII com a contemporânea, percebe-se a substituiçao dos "valores tradicionais", como a obediencia absoluta r autoridades, pelos "valores novos", onde esta obediencia já nao é mais aceita, como ilustra o quadro abaixo:

VALORES TRADICIONAIS
Espírito individualista
Obediencia absoluta à autoridade
Moral baseada em dogmas
Reverencia pelo passado
Racismo
Criança: adulto em miniatura
VALORES NOVOS
Espírito solidário
Questionamento da autoridade
Moral da responsabilidade étic
Redescoberta e reinvençao do passado
Anti-racismo
Criança: ser em formaçao

Considerando a abundância de valores presentes nos textos infantis, o mediador de leitura precisa estar atento ao que quer estimular e ao que quer inibir. Mas, em qualquer escolha, é preciso considerar que a melhor maneira de transmitir valores é permitir que a criança reflita, crie, conclua e escreva, desenhe, divirta-se, enfim, transforme o que aprendeu com a leitura. E lembre-se, o momento de contar histórias é mágico e aproxima o adulto da criança.

Fonte: COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil- Teoria, análise e didática. Sao Paulo: Moderna, 2000.
http://www.educardpaschoal.org.br/web/leia-historias-mudar-mundo.asp#a_1

Nenhum comentário: