domingo, 25 de abril de 2010

Alice



"Alice no país das maravilhas” conta a história de Alice uma menina de cabelos longos e loiros, que ao seguir um coelho branco cai num outro mundo – o país das maravilhas – que embora seja encantado não é aquilo que podemos chamar de “lugar dos sonhos“. Como num conto de fadas ou fábula, coelhos, flores, gatos e lagartas têm vida. O filme continua com a aventura... Alice no país dos espelhos” é a sequência desse livro encantado. Novamente Alice encontra um mundo cheio de fantasia, surreal e encantado ao decidir atravessar o espelho. Assim que o atravessa, Alice percebe que esse mundo é totalmente imprevisível e a noção de tempo e espaço são bem diferentes da que ela conhece. A história torna-se interessante quando ela num jogo de xadrez e tem que se tornar a rainha.

Os livros já se tornaram patrimônio cultural da humanidade, mas ainda há fatos controversos sobre suas origens: a estranha relação entre o autor e da garotinha com então 7 anos, Alice. Alguns afirmam que o Lewis Carroll era um pedófilo.

Para tentar elucidar a relação dos dois Martin Gardner, um dos maiores especialistas em Carroll e sua obra no mundo, elaborou um texto paralelo as histórias de Alice revelando tudo sobre o autor e seus personagens. Ele também se questiona o porque das crianças contemporâneas se interessarem por Harry Potter e seu mundo fascinante e não possuirem interesse no livro “Alice no País das maravilhas”. O autor afirma que “as crianças de hoje sentem-se aturdidas e às vezes apavoradas pela atmosfera de pesadelo dos sonhos de Alice".
Carroll costumava andar com um saco preto cheio de brinquedos ou objetos que pudessem chamar atenção de crianças, mas nenhuma dela despertou-lhe tanto interesse quanto Alice Liddell, com quem encontrou numa tarde de verão. O blog “Diga não a erotização infantil” trás mais informações sobre esse assunto.
Fonbte: http://worlddy.wordpress.com/2009/07/25/

Nenhum comentário: