domingo, 17 de fevereiro de 2013

Florais de Bach

Ainda vou fazer um curso sobre os florais de Bach... Eles já me foram muito úteis, acreditem!

Edward Bach foi um médico de Harley Street, bacteriologista e pesquisador bem conhecido. Identificou 38 estados negativos da mente e criou uma essência floral ou de planta para cada um. Passou os últimos anos de sua vida num pequeno chalé chamado Mount Vernon e foi ali que ele concluiu suas pesquisas. Hoje Mount Vernon é mais conhecido como The Bach Centre (O Centro Bach) e os atuais responsáveis continuam a produzir as tinturas mãe (o primeiro processo na elaboração dos Florais) utilizando em muitos casos os mesmos locais identificados por Dr. Bach nos anos 30. O Dr. Bach descobriu que existem sete grupos emocionais gerais, nos quais se baseou para classificar 38 essências individuais, cada uma das quais relacionadas com um estado emocional específico.

DR. BACH SEPAROU AS ESSÊNCIAS EM 7 GRUPOS:

ROCK ROSE - Hellianthemum nummularium
Aspecto negativo: medo ao extremo, terror e pânico. Emergências graves. Aspecto positivo: coragem heróica. Desprendido de si próprio.
MIMULUS - Mimulus guttatus
Aspecto negativo: medo e temores de coisas conhecidas, de doenças, dor, escuro, pobreza. Acanhamento e timidez.Aspecto positivo: coragem de enfrentar todas as situações sem medo.
CHERRY PLUM - Prunus cerasífera
Aspecto negativo: descontrole mental, emocional ou físico. Medo de perder o controle e prejudicar alguém ou a si mesmo.Aspecto positivo: controle emocional e mental, clareza de pensamento e sentimentos.
ASPEN - Populus tremula
Aspecto negativo: medo vago e indefinido, medo do desconhecido, ansiedade, apreensão, maus pressentimentos e presságios.Aspecto positivo: viver o novo como uma aventura e confiança no Divino.
RED CHESTNUT - Aesculus carnea
Aspecto negativo: preocupação ou medo que aconteça algo de ruim com seus seres queridos. Pensamentos desprotetor.Aspecto positivo: Pensamento protetor e positivo em relação ao seres queridos.

INSEGURANÇA
CERATO - Ceratostigma willmottiana
Aspecto negativo: dúvida de suas decisões, precisa de confirmação dos outros. Não confiança em sua voz interior.Aspecto positivo: confia em sua intuição , na sua voz interior.
SCLERANTHUS - Scleranthus annuus
Aspecto negativo: indecisão, hesitação entre duas opções, vacilante, desequilíbio e oscilação de humor e sintomas.Aspecto positivo: equilíbio, clareza de decisão acompanhada de ações.
GENTIAN - Gentiana amarella
Aspecto negativo: desanimado, facilmente desencorajado por uma causa, perdeu a fé. Dúvida pela perda da fé.Aspecto positivo: otimismo e perseverança, confiança na Providência Divina.
GORSE - Ulex europaeus
Aspecto negativo: desânimo muito grande, perdeu a esperança. desistiu de lutar. Exemplo: "não adianta mesmo..."Aspecto positivo: esperança, luta até o final.
HORNBEAM - Carpinus betulus
Aspecto negativo: insegurança em relação a sua energia para realizar trabalho e as obrigações, mas tem energia para o prazer. Preguiça.Aspecto positivo: segurança e ânimo para realizar as obrigações, as tarefas do dia-a-dia, com prazer e satisfação.
WILD OAT - Bromus ramosus
Aspecto negativo: incerteza e insatisfação na escolha de uma vocação ou de um caminho, não sabe a direção de sua vida, se sente como um "peixe fora d'água", sem rumo de vida, perdido.Aspecto positivo: vocação definida. Sabe o que quer da vida, dá direção, perseverança.

CLEMATIS - Clematis vitalba
Aspecto negativo: sonhadores, vivem sonhando com o futuro. Idealizam muito mas tem dificuldade de concretizar suas idéias.Aspecto positivo: interesse vivo em tudo, inspiração. "Pé no chão", concretiza seus ideais, criatividade.
HONEYSUCKLE - Lonicera caprifolium
Aspecto negativo: nostalgia vive preso às lembranças do passado, dos bons tempos. Saudades.Aspecto positivo: capacidade de lembrar o passado, mas ao mesmo tempo viver o presente em sua plenitude. Dá o entendimento das vivências mal resovidas do passado.
WILD ROSE - Rosa canina
Aspecto negativo: apatia e resignação. Não se esforça por melhorar, nem luta por nada. Conformado com a vida, tanto faz viver ou morrer.Aspecto positivo: vivo interesse nas coisas. Capacidade de gozar a vida. Participar da vida com vibração com luz, alegria.
OLIVE - Olea europaea
Aspecto negativo: exaustão, completo esgotamento físico e mental. Falta de energia vital.Aspecto positivo: energia da vida e luta para enfrentar as dificuldades de nossa existência.
WHITE CHESTNUT - Aesculus hippocastanum
Aspecto negativo: mente perturbada por pensamentos indesejados e persistentes. Tormento mental.Aspecto positivo: mente calma e tranquila, calma de pensamento.
MUSTARD - Sinapsis arvensis
Aspecto negativo: tristeza profunda, melancolia súbita sem explicação, que vem e vai sem sabermos o porquê.Aspecto positivo: estabilidade, alegria, serenidade dentro do nosso coração.
CHESTNUT BUD - Aesculus hippocastanum
Aspecto negativo: não aprende com as experiências, repete sempre os mesmos erros. Aspecto positivo: observa tudo ao seu redor. Aprende com as experiências da vida.

SOLIDÃO
WATER VIOLET - Hottonia palustris
Aspecto negativo: sério, reservado, fechado, não interfere nos assuntos alheios. Aspecto positivo: alegre, consegue compartilhar seus conhecimentos e vivências, doando e participando da vida.
IMPATIENS - Impatiens glandulifera
Aspecto negativo: irritabilidade e impaciência com pessoas mais lentas, ansiedade e tensão mental. Rapidez no pensar e no agir.Aspecto positivo: compreensão e paciência com os demais, ritmo harmônico.
HEATHER - Calluna vulgaris
Aspecto negativo: centrado em si mesmo, necessita contar seus problemas a todos. Detesta ficar só.Aspecto positivo: conségue ser compreendido pelos outros, tem a comunicação clara e profunda.

AGRIMONY - Agrimonia eupatoria
Aspecto negativo: esconde uma tortura interna atrás de uma fachada de alegria. Náo assume seus sentimentos.Aspecto positivo: consegue ser verdadeiro e demonstra o que realmente sente. Alegria espontânea.
CENTAURY - Erythraea centaurium
Aspecto negativo: vontade e personalidade dominada por alguém ou algo, submisso a vontade do outro.Aspecto positivo: Vontade forte e definida. Serve ao outro mas preserva a sua vontade própria.
WALNUT - Juglans régia
Aspecto negativo: dificuldade de se adaptar em períodos de transição e ou mudança como: puberdade, menopausa e divórcio. Sofre influências externas do presente e do passado.Aspecto positivo: mantém a individualidade, não se afeta por opiniões ou influências. Rompe laços do passado.
HOLLY - Ilex aquifolium
Aspecto negativo: injustiçado pela vida, sente ódio, raiva, vinga-se.Aspecto positivo: vence as dificuldades aceitando-a e transformando-as com amor e dedicação.

DESALENTO E DESESPERO
LARCH - Larix decídua
Aspecto negativo: não confia em sua capacidade, antecipação e medo do fracasso, não se arrisca. Sentimento de inferioridade, se desvaloriza.Aspecto positivo: confia em sua capacidade e desenvolve seus potenciais latentes.
PINE - Pinus sylvestris
Aspecto negativo: culpa, auto-reprovação por seus atos, fica se julgando por tudo e culpa-se por erros alheios. Aspecto positivo: merecimento de ser feliz na existência, os erros são para o crescimento.
ELM - Ulmus procera
Aspecto negativo: entra em desespero pela sobrecarga de obrigações que a vida Ihe impõe, mas acredita em sua capacidade.Aspecto positivo: assume sua responsabilidade, vendo saída de como lidar com sua sobrecarga de obrigações.
SWEET CHESTNUT - Castanea sativa
Aspecto negativo: angústia extrema, desolação, sentimento de ter chegado ao limite da resistência. Quando se busca a luz no fim do túnel, para a saída de seu sofrimentos.Aspecto positivo: encontrar a saída do seu sofrimento para ser feliz, para se conectar com o Superior, O que tudo pode.
STAR OF BETHLEHEM - Ornithogalum umbellatum
Aspecto negativo: para os efeitos de perda ou choque físico, mental ou emocional. Necessidade de ser consolado por grandes perdas e traumas.Aspecto positivo: corpo e mente, livres de tensão e resquícios de trauma, tem o consolo da alma.
WILLOW - Salix vitellina
Aspecto negativo: ressentimento, rancor, amargura. Sente-se injustiçado pela vida. Muita tristeza e negativismo.Aspecto positivo: grande otimismo, positivismo, assume a responsabilidade por sua própria vida e felicidade.
OAK - Quercus robur
Aspecto negativo: normalmente forte e corajoso, um lutador, não se rende a doença ou adversidades. Só pensam em trabalhar e servir e esquecem do lazer não respeitam seu limite.Aspecto positivo: bravo "lutador", forte, respeita seus limites e realiza o seu trabalho de vida.
CRAB APPLE - Malus pumila
Aspecto negativo: sente-se sujo, na mente e no corpo, auto condenação, vergonha de si mesmo, não gosta de sua aparência.Aspecto positivo: melhora a auto-estima, amor a si mesmo, sente purificado física e mentalmente.

PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA COM OS OUTROS
CHICORY - Cichorium intybus
Aspecto negativo: possessividade em extremo, super protetor egoísta, exige respeito e obediência. Cobra tudo o que faz pelo outro, ciúmes possessivo.Aspecto positivo: totalmente desprendido de si mesmo em favor do bem-estar dos outros, amor incondicional, confia no sentimento do outro.
VERVAIN - Verbena officinalis
Aspecto negativo: excesso de entusiasmo, eufórico. Quer convencer todos a suas próprias idéias, fanático e luta por causas justas.Aspecto positivo: entusiasmo verdadeiro, vibra o que acredita.
VINE - Vitis vinifera
Aspecto negativo: dominante, inflexível, ambicioso, caráter forte, impõe sua vontade.Aspecto positivo: inteligente, líder compreensivo e forte, vê a saída em situações difíceis.
BEECH - Fagus sylvatica
Aspecto negativo: intolerante e crítico, arrogante, tendência a julgar tudo e todos, só vê o lado negativo do outro.Aspecto positivo: perfeita tolerância em relação a tudo e a todos, vê o lado positivo dos outros.
ROCK WATER
Aspecto negativo: rigidez moral, auto-exigência muito grande, desejo de ser tomado como exemplo. Se nega e se reprime, rígido e austero consigo mesmo e até com os outros.Aspecto positivo: vive em harmonia, perfeição, a vida flui e é mais leve, sem cobranças, com a mente aberta.

RESCUE REMEDY
É o floral do socorro e do resgate. Socorro em situações de sofrimento do corpo ou tormentos emocionais, mentais, resgate do equilíbrio da nossa energia, deslocada por algum trauma energético. Tudo que nos esvazia de energia recebe o nome de trauma energético: um susto, más notícias, acidentes que envolvam ou não perda de consciência, enfim, situações que exijam providências imediatas; nestas condições, os elementos sutis do nosso corpo tendem a se deslocar do orgânico. O Rescue Remedy impede a desintegração do sistema energético ou o faz voltar logo ao normal. É o floral mais usado, é aquele que devemos ter sempre conosco para um socorro, quando necessário. O Rescue é portanto, o "floral para todas as situações" porém, não substitui os cuidados médicos.
1. EM QUEIMADURAS
O Rescue é muito importante para o trauma causado pelo calor. Bom para fazer compressas com água ou mesmo com soro fisiológico para hidratação da pele. E depois pode-se usar o creme Rescue para terminar a cicatrização, mantendo o Rescue por via oral durante vários dias.
2. AÇÃO CICATRIZANTE
Em cirurgias: é muito bom usar no pré-operatório, de 3 a sete dias antes. E no pós-cirúrgico até terminar o processo, dependendo da cirurgia. Em fraturas ósseas: melhora o inchaço local e facilita o processo de calcificação óssea.
3. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
Na gravidez é uma das essências mais usadas para lidar com a ansiedade, enjôo, dar equilíbrio e limpar os medos. Para as mulheres que sofrem aborto espontâneo ou provocado.Nas cólicas menstruais, o Rescue sempre ajuda a melhorar a dor, inchaço e a retenção hídrica.
4. EM ODONTOLOGIA
Muito útil para o paciente que tem pânico de ir ao dentista, tomar na véspera e no dia. Durante a cirurgia, ir pingando Rescue "Stock" na boca para diminuir o sangramento e ajudar na cicatrização.

Se estiver sentindo... Use...
Medo: Rock Rose, Mimulus, Cherry Plum, Aspen, Red Chestnut
Incerteza: Cerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Hornbeam, Wild Oat
Falta de Interesse no mundo à sua volta: Clematis, Honeysuckle, Wild Rose, Olive, White Chestnut, Mustard, Chestnut Bud
Solidão: Water Violet, Impatiens, Heather
Hipersensibilidade aos outros: Agrimony, Centaury, Walnut, Holly
Desalento ou desespero: Larch, Pine, Elm, Sweet Chestnut, Star of Bethlehem, Willow, Oak, Crab Apple
Preocupação exagerada pelo bem-estar dos outros:Chicory, Vervain, Vine, Beech, Rock Water,
'De Agrimony A Willow'

Se você... Experimente...
Faz cara alegre para esconder os problemas:Agrimony
Tem medos e preocupações indefinidos, pressentimentos: Aspen
É crítico e intolerante em relação às outras pessoas: Beech
Tem dificuldade em dizer não, vontade fraca e submissão: Centaury
Dúvida da sua própria capacidade de julgar as situações: Cerato
Tem medo de perder o controle mental, emocional: Cherry Plum
Não aprende com a experiência e repete os mesmos erros: Chestnut Bud
É demasiado possessivo e espera que os outros de adaptem aos seus valores: Chicory
É sonhador, vive no futuro e não concretiza seus ideais: Clematis
Tem uma fraca imagem de si mesmo e sente vergonha ou embaraço devido a sintomas característicos ou traços físicos desagradáveis: Crab Apple
Está sobrecarregado por obrigações que a vida lhe impõe: Elm
Tem tendência de desanimar facilmente frente às dificuldades: Gentian
Perdeu a esperança/Desistiu de lutar: Gorse
Sofre com a solidão, necessita ser ouvido por alguém: Heather
Sente ódio e ciúmes, é vingativo e revoltado: Holly
Vive no passado, sentindo saudades ou nostalgia: Honeysuckle
Sente preguiça, falta de energia para as situações do dia-a-dia e obrigações: Hornbeam
É impaciente e irrita-se com facilidade: Impatiens
Falta de confiança na sua capacidade, sente-se inferior: Larch
Tem medos enraizados, com causas conhecidas, por exemplo, medo de aranhas, de voar, da morte, etc. : Mimulus
Sente tristeza profunda, sem causa e cíclica:  Mustard
Tem um forte sentido do dever e continua a lutar, apesar de exausto: Oak
Falta de energia vital:  Olive
Sofre de fortes sentimentos de culpa e recrimina-se pelos erros das outras pessoas: Pine
Sente ansiedade ou preocupação excessivas em relação aos outros:  Red Chestnut
Encontra-se numa situação que exige mais de si ou que lhe provoca stress: Rescue Remedy
Experimentou terror, medo paralizante ou uma sensação de impotência: Rock Rose
É inflexível e impõe a si mesmo padrões muito elevados: Rock Water
Sofre de indecisões: cleranthus
Sofreu choques ou traumas do presente e do passado, está inconsolável: Star of Bethlehem
Está em desespero profundo, buscando saída para seu sofrimento como a luz no final do túnel: Sweet Chestnut
Está eufórico, quer convencer os outros do que você acredita: Vervain
É muito voluntarioso e tende a ser dominador ou inflexível: Vine
Sofre por não se adaptar às mudanças e pelas influências externas do presente e do passado: Walnut
É reservado, sério, fechado em suas emoções e solitário: Water Violet
Tem pensamentos indesejados e preocupações fixas que causam tormento mental: White Chestnut
Está inseguro sobre o caminho certo na vida, insatisfeito com o seu estilo de vida atual e não consegue decidir o caminho a seguir: Wild Oat
Faz pouco esforço para melhorar as situações, resignação: Wild Rose
Sente ressentimento e autopiedade, "coitado de mim!": Willow

Nenhum comentário: